segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

postheadericon O ritual Umbandista

Toda religião tem um ritual, simples ou complexo. A Umbanda é um movimento religioso centrado quase que exclusivamente sobre o ritual.
O grupo religioso se encontra e se reúne para celebrar os momentos da vida. O primeiro contato que um novo adepto tem com o grupo é sempre durante a sessão ritual.
A cosmovisão é apreendida durante o rito. É aí que se vê, se experimenta e se assume uma particular maneira de ver a realidade. Este saber é fruto não tanto de explicações teóricas e de doutrinas, mas de uma aprendizagem por contaminação.
Também a experiência mística é vivida em toda sua intensidade durante o momento ritual. As entidades espirituais descem nas pessoas que fazem parte do grupo religioso e que estão participando do ritual.
Por último, também, a prática da caridade, como momento ético privilegiado, dá-se principalmente durante o momento ritual. É durante este momento que os espíritos descem para trabalhar e cumprir sua missão.
Praticam a caridade na terra, mitigando os sofrimentos dos consulentes e aliviando os problemas das pessoas. Os pretos velhos e os caboclos sugerem que a dor não pode ser entendida como algo de negativo, mas como purificação.

0 comentários:

Seu Guia

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Pontos Cantados

Blog Archive